LUCRÉCIO SOBRE O AMOR

POR: RICARDO BEZERRA
Nas palavras do filósofo francês Andre Comte Sponville, "o amor é o tema mais interessante." Não é difícil quando se fala em amor, perceber que os ouvintes se pegam pensando sobres suas grandes historias de amor. As vezes boas e as vezes ruim. O amor é interessante porque ele se encaixa em tudo. Se você disser que não gosta de amor e prefere falar de matemática, é porque você ama a matemática. Se prefere desenhar é porque você ama desenhar.

Mas haverá sempre alguém que discorde e associe o amor a algum tipo de apego, mau, peverso, de teor ruim! Era assim que Lucrécio pensava. Em "De rerum Natura" Lucrecio associou o amor apego ao pior dos males. O amor é quase uma doença na boca de Lucrecio, que fez uma grande campanha contra o amor apego. O pior mal que pode acontecer a alguém.

Mas em alguns aspectos nós haveremos de concordar com Lucrecio, afinal aquela linda mulher que amamos, nem sempre será tão apetecível, e pior, a dona do nosso amor adoece e pode até morrer! como pode haver algo tão injusto??? Acho que você, caro amigo, haverá de concordar que não existe amor para sempre. Não existe, porque um dia quem amamos poderá retornar para de onde veio, ao pó!

Também concordaremos com Lucrecio, que até nosso humor acaba sendo afetado pelo humor de quem amamos. Pois muito bem, como pode isso? como que aquela que amamos, morre, é finita, fica triste, fica doente... Como podemos nos apegar tanto a algo que não importa o que fazemos ela estará sempre escapando pelos nossos dedos ?

Mas o amor apego pode nos trazer uma incomensurável felicidade até enquanto dure. Pelo menos quando é correspondido, porque quando não é, parece que vamos morrer... Parece que corresponder um amor é exceção na natureza humana. Parece que só nos dedicamos a amar quem não nos ama. Dedicamos atenção a quem nos maltrata, quem nos esnoba... Sinceramente, tem momentos na vida que eu preferia quebrar a perna quê ter de lidar com o amor que ofereci em vão.


Professor: Ricardo Bezerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O FIM DO RELACIONAMENTO ROMÂNTICO