DESAFIOS DA POLÍTICA NA SOCIEDADE
POR: RICARDO BEZERRA
É muito comum quando se fala em política dentro de um grupo de conversa notar a reação desconfortável das pessoas envolvidas. Isso acontece porque as pessoas não sabem o que realmente é política, e assim costumam associar o termo a politicagem.
A política, nas palavras de S.Tomás de Aquino, "é a arte de formar homens e administrar visando o bem comum." Politicagem, de acordo com dicionário, "e a política de quem tem o objetivo de satisfazer interesses pessoais." Porém Apesar de muito distintos acabam mesmo assim sendo bastante confundido, possivelmente devido à falta de acesso às informações sobre o tema. É muito comum por exemplo, numa roda de conversa sobre politica ouvirmos termos como: "Há todos os políticos são corruptos mesmo." O fato é que todos os políticos corruptos que estão temporariamente no poder são posto pelas mesmas pessoas que os julgam. Resta-me uma pergunta. Será que toda a população deve mesmo escolher seus representantes?
Platão tem a resposta para essa pergunta. E a resposta é não! a população não tem capacidade para escolher seus próprios representantes, pois os escolhidos são aqueles que discursam bem nas Ágoras "lugar de reunião", ou melhor os sofistas. Platão diz que para ter o voto da população é necessário pensar errado, porque a verdade é inacessível a todos. Logo porque devo opinar sobre algo que não conheço? Não sou médico mas posso passar uma receita um paciente?
Ao longo da história temos diversos casos cujo a população é protagonista, onde se fez ali presente o triunfo da democracia. O primeiro caso é o de Sócrates, (cujo seu melhor discípulo era Platão) julgado pelo povo ateniense acusado de corromper os jovens e de inovações religiosas.
Aliás falando em religião, temos um segundo caso registrado na Bíblia. A morte de Jesus Cristo, acusado de ser Rei dos Judeus, foi crucificado e morto. De acordo com a Bíblia, especificamente em Mateus Capítulo 27, Cristo foi posto à público por Pôncio Pilatos e mais uma vez triunfou a democracia. E ali entre um assassino, ladrão, cujo nome é Barrabás e Jesus um homem justo e bom, a população escolheu a condenação de um grande líder, Jesus.
Parafraseando Vincenti Falconi, a questão é por conhecimento. É necessário diante mão, o acesso a verdade, e isso só é possível se nós mesmos aceitarmos o cenário desfavorável como uma oportunidade para muda-lo, sempre através do dialogo sobre a verdadeira politica. Afinal, só se muda politica, pela politica.
Professor: Ricardo Bezerra
Comentários