ASSOCIAÇÃO ENTRE A DOENÇA DE ALZHAIMER E O SONO


De que a falta de sono é um problema isso todo mundo sabe. O que a maioria das pessoas não sabem, é, a que tipos de problemas a má qualidade do sono está associada.

Um estudo publicado no Sleep Research Society (SRS), de Oxford, revisou 27 estudos desde 1900 até 2017, que associavam a doença de Alzheimer com o sono, e concluiu-se que toda a literatura esta de acordo com o que vem sendo divulgado pelos veículos de divulgação cientifica. A má qualidade do sono está sim associada a doença de Alzheimer.

O estudo sugeriu que aproximadamente 15% das doenças de Alzheimer pode ser atribuído a problemas de sono, incluindo curta e longa duração de sono, má qualidade do sono, anormalidade do ritmo circadiano, insônia e por ai vai. Em comparação, a prevalência de problemas de sono na doença de Alzheimer varia entre 25% e 50%. Ou seja, assim como os problemas de sono podem desencadear Alzheimer, o Alzheimer pode prejudicar o sono. É uma reação em cadeia que faz como que o cérebro perca exponencialmente a capacidade de funcionamento pleno.

Além disso, outros estudos como Peter-Derex et al. Na qual realizaram uma minuciosa revisão clinica sobre o sono e a doença de Alzheimer, observando as alterações da microarquitetura do sono, fragmentação do sono noturno, diminuição da duração do sono, cochilos diurnos e inversão do ciclo sono-vigília (dormir o dia inteiro e passar a noite acordado vendo serie) são os principais distúrbios observados em pacientes com Doença de Alzheimer.

Não só isso, Espira et al. Concluiu que o sono ruim é um fator de risco para o comprometimento cognitivo e doença de Alzheimer, e que o sono saudável pode desempenhar um papel importante na manutenção da saúde do cérebro com a idade além de desempenhar um papel fundamental na prevenção da doença de Alzheimer.

Alguns outros estudos interessantíssimos que analisam o cérebro em funcionamento demonstraram que um cérebro que perde uma noite de sono faz as mesmas conexões sinápticas de um cérebro que tem Alzheimer. Então se você é daqueles que vira a noite na balada, é melhor repensar a saúde do seu cérebro. Aproveita e compartilha essa informação com o seu amigo que está precisando regular o sono.


Professor: Ricardo Bezerra

 

REFERENCIAS:

  1. Bubu OM, Brannick M, Mortimer J, Umasabor-Bubu O, Sebastião YV, Wen Y, Schwartz S, Borenstein AR, Wu Y, Morgan D, Anderson WM. Sleep, Cognitive impairment, and Alzheimer's disease: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sleep. 2017 Jan 1;40(1). doi: 10.1093/sleep/zsw032. PMID: 28364458.
  2. Peter-Derex L, Yammine P, Bastuji H, Croisile B. Sleep and Alzheimer's disease. Sleep Med Rev. 2015 Feb;19:29-38. doi: 10.1016/j.smrv.2014.03.007. Epub 2014 Apr 3. PMID: 24846773.
  3. Spira 
    PA
     
    Chen-Edinboro
     
    LP
     
    Wu
     
    MN
     
    Yaffe
     
    k
     
    .
    Impacto do sono no risco de declínio cognitivo e demência
    .
    Curr Opin Psiquiatria
    .
    2014
    ;
    27
    (
    6
    ):
    478
    483
    .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUCRÉCIO SOBRE O AMOR

O FIM DO RELACIONAMENTO ROMÂNTICO