O AMOR É O TEMA MAIS INTERESSANTE
O livro O banquete, de Platão foi o primeiro grande tratado sobre o amor. No meio do banquete, surgiu a pergunta "o que é amor", e todos sentados ali davam sua contribuição para a pergunta. Uma das definições de amor que atravessou séculos, foi a de Aristóteles. Aristóteles chega atrasado, quase bêbado e lá estão todos discutindo sobre o amor. Ao sentar na mesa, Platão propõe que "o amor é desejo!". Ora, veja, você pode imaginar o que isso quer dizer? Talvez você esteja se perguntando... "se amor é desejo, desejo é o que?" Então, Aristóteles diz que desejo é a falta. É querer o que você ainda não tem. Veja só, agora você tem a equação completa. Amor=Desejo=Querer...
Imagine você... Você quer tanto uma pessoa, você luta por aquela pessoa, você deseja a pessoa numa intensidade inimaginável. Isto é, você ama a pessoa! Mas se você ama, é porque você ainda não tem. Quando você tem, o desejo acabou, porque desejo é o querer, é a falta. Quando você tem, você não ama mais. Não ama mais porque amor é desejo, e desejo implica falta. A presença do objeto amado é o assassinato do amor.
Você entra numa loja de sapatos e vê aquele adidas preto clássico, lindo! você deseja ele, você o ama! parcela até em 12 vezes se possível, mas você leva ele porque o ama. Mas no momento que ele lhe pertence, agora você não quer mais o adidas preto, você quer o adidas branco do seu primo… E agora o adidas preto vai pra uma sapateira, um cemitério de sapatos assassinados pela presença.
Tem homem que ama sua esposa! de verdade. Mas quando vê a cunhada... hahaha o desejo toma conta. E agora você sabe no que o desejo implica...
Não é difícil você ver essa definição de amor no seu dia-a-dia. Olhe para você... Quantos relacionamentos você começou e terminou só esse ano? Se você tem menos 25 anos, estatisticamente, até aqui você já amou muitos ou muitas... Concorda que amar é desejar?
No momento que você deseja uma pessoa, você é capaz de fazer o impossível por ela. Mas quando você tem, você passa a tratar aquela pessoa como um vaso de flor. Você acha que ela vai estar sempre lá. Mas não é bem assim que devia funcionar... Às vezes essa pessoa vai embora. Seja porque ela cansou de ser desvalorizada ou porque ela morreu, sei lá. Fato é que amar dá trabalho! Vê o outro texto pra entender mais a respeito.
Professor: Ricardo Bezerra
Comentários